
O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), em Maputo, é até 9 de Maio palco do 22.º Ciclo de Cinema Europeu, um evento que convida o público moçambicano a descobrir e partilhar histórias cativantes através da sétima arte. O evento enquadra-se nas celebrações do Dia da Europa, 9 de Maio.
No catálogo estão 11 filmes oriundos da Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça, Ucrânia e da Delegação da União Europeia, que vai trazer uma co-produção. O festival combina ficção, documentários e comédia, abordando temas como superação, educação, ambiente e clima, migração, justiça, direitos humanos, inclusão de pessoas com deficiência e o impacto da guerra.
Na sessão de abertura será exibida a comédia dramática “A Rainha da Comédia”, trazida pela Suécia, que retrata a jornada de uma jovem em luto que decide transformar a dor em humor. O programa inclui também sessões temáticas com debates e momentos de convívio com o público, como o encontro com a cantora franco-angolana Lúcia de Carvalho, protagonista do documentário “Kuzola – A Canção das Origens” (França), e um debate após a exibição do filme belga “Julie Mantém-se em Silêncio”.
O evento é promovido pela Delegação da União Europeia e Embaixadas e Institutos Culturais dos Estados-Membros e não-membros da União Europeia em Moçambique.
(Por MozaVibe)