Dedos do Barro e da Tinta

Foto: Franco

“Dedos do Barro e da Tinta” é o nome dado a uma exposição dos artistas moçambicanos Reinata Sadimba e Sebastião Coana, a ser inaugurada a 22 de Abril, na Sala de Exposições do Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo.

A mostra, que estará ali patente até 28 de Junho, junta a cerâmica de Reinata Sadimba e a pintura de Sebastião Coana, num dialogo com a vida e a cultura moçambicanas, sem o uso de palavras.

A mostra revela uma simbiose única entre as cores vibrantes e as expressões culturais dos Makondes, proporcionando uma imersão nas técnicas e na visão artística de ambos artistas.

Reinata Sadimba é uma ceramista moçambicana nascida em Mueda, com formação tradicional da etnia Makonde. Aprendeu a arte com a sua mãe, inicialmente para sustentar a família após perder o pai.

As suas peças, inspiradas nos desenhos e espíritos Makondes, abordam temas como a feminilidade, a maternidade e o parto. Reconhecida pela rapidez na produção, Reinata tem conquistado visibilidade internacional, com exposições em países como Itália e Portugal.

O seu trabalho está representado em importantes instituições de arte, como o Museu Nacional de Arte de Maputo, o Museu Nacional de Etnologia (Lisboa) e a Colecção de Arte Moderna da Culturgest.

Já Sebastião Coana nasceu no distrito de Manhiça, província de Maputo, em 1987. Foi recentemente condecorado em Paris, França, pela Divine Academy of Arts pela sua contribuição social através das artes. Também foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes na lusofonia pela revista Bantumen em Portugal. Conta com diversas exposições e murais artísticos em mais de 20 países.

(Por MozaVibe)