UEM preserva legado de Lurdes Mutola

Foto: UEM

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na cidade de Maputo, inaugurou está quinta-feira o "Espaço Lurdes Mutola", um ambiente dedicado a preservar e honrar o legado da icónica atleta moçambicana Maria de Lurdes Mutola.

A cerimónia contou com a presença de diversas personalidades da sociedade moçambicana, que destacaram o impacto de Mutola no desporto nacional e internacional, bem como o valor do espaço para as futuras gerações.

O Espaço Lurdes Mutola, localizado na Biblioteca Central Brazão Maxila, reúne uma colecção de itens históricos da campeã olímpica.

Considerada uma das maiores figuras do atletismo mundial e uma das personalidades mais admiradas de Moçambique, Lurdes Mutola conquistou, ao longo de sua carreira, títulos importantes, como o ouro nos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e várias medalhas em campeonatos mundiais.

O Espaço Lurdes Mutola será também um ponto de estudo e pesquisa para quem deseja conhecer mais a trajectória de mulheres moçambicanas no desporto e sobre o impacto social do desporto em Moçambique. 

(Por MozaVibe)