Um dos temas mais discutidos nos últimos tempos tem que ver com o uso, em diversas áreas, da Inteligência Artificial.
Estes debates, sempre calorosos, tem agitado, por exemplo, a academia, com os intervenientes a procurarem “prever” o futuro do ensino e do mercado de trabalho.
A Escola Superior de Jornalismo (ESJ) e o Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Maçambique (ISCIM), por exemplo, levantaram recentemente este tema durante o Seminário Internacional de Marketing.
No evento, intitulado “Da Academia ao Mercado de Trabalho”, abordou-se o facto de haver um interesse crescente na integração de tecnologias emergentes para optimizar práticas e estratégias de marketing.
O seminário proporcionou ainda uma plataforma para o intercâmbio de ideias entre profissionais experientes e académicos, mas também evidenciou a necessidade contínua de educação e colaboração para impulsionar a evolução do marketing como disciplina e prática profissional.
Contou com a participação de Zeiss Lazerda, Deisy Brao, Filipe Baloi, Mateus Simbine, como oradores, e Sérgio Langa, como moderador. Juntou ainda estudantes de publicidade e marketing do ISCIM e da ESJ.
Langa enfatizou a necessidade premente de inclusão, destacando especialmente o papel das mulheres no campo do marketing e convocando as instituições de ensino a colaborarem em vez de competirem.
Por sua vez, Deisy Bramo, professora da ESJ, distinguiu o marketing amador do profissional, destacando a importância do último como uma ferramenta essencial para estratégias de negócios sustentáveis e credíveis.
O seminário esteve enquadrado nas celebrações do Dia Internacional do Marketing, 27 de Maio.
(Por Renaldo Manhice)