O escritor Pedro Pereira Lopes foi consagrado como o grande vencedor da segunda edição do Prémio Nacional de Literatura Infanto-juvenil, promovido pela associação Kulemba.
O anúncio foi feito esta sexta-feira, no decurso de mais uma Feira Internacional do Livro Infanto-juvenil.
Pedro Pereira Lopes conquistou o galardão com o livro "O camaleão que tinha desaprendido de mudar de cor".
A obra narra a história de um camaleão que, devido ao desmatamento, perde a capacidade de mudar de cor, um símbolo de sua tristeza.
Somente quando os seres humanos cessam o corte de árvores e começam a cuidar melhor da floresta, o camaleão recupera suas cores, transmitindo uma poderosa mensagem ambiental.
Além do livro vencedor, outras quatro obras estavam na disputa pelo prêmio: "A breve história do livro que gostaria de ser escrito", de Celso C. Cossa, "O desamparo das flores", de Miguel Luís, "Quando a Marta aprendeu a pedalar", de Eliana N'Zualo, e "O Kaio e o cão Panda", de Patrícia Vasco.
Instituído no ano passado, o Prémio Nacional de Literatura Infanto-juvenil visa reconhecer e promover as melhores produções literárias destinadas ao público jovem.
O primeiro vencedor foi, com "Os Pintores dos Sonhos", Carlos dos Santos, que este ano presidiu o júri composto por Alberto da Barca e Benjamim Pedro João.
(Por MozaVibe)