Setembro de algumas casas de cultura

Setembro chegou com muitas propostas em termos de eventos artístico-culturais. Em cada espaço, a “Mozavibe” destaca apenas um evento, mas deixamos aqui as agendas disponibilizadas por alguns espaço para que o caro leitor saiba fazer uma boa escolha:

 

NA LITERATURA, destacamos a Fundação Fernando Leite Couto, que no fim do mês lança o livro “Os Peregrinos da Sobrevivência”, com o qual o escritor moçambicano Francisco Panguana Júnior ganhou o Prémio Literário Fernando Leite Mia Couto 2024. O espaço pode ainda ser destacado nas artes plásticas, com a exposição “Horizontes Partilhados e Múltiplos Olhares”, já na quarta-feira.

NA MÚSICA, destacamos o espaço 16Neto, que, também no fim do mês, propõe um espectáculo de Deltino Guerreiro. Será em Maputo, mas é uma oportunidade para chegar a vários pontos do país e não só, especialmente a Cabo Delgado, terra natal do artista, cujo espectáculo carrega o título “Deltino Guerreiro: o intímo do Eparokotxi”.

NO CINEMA, destacamos o Instituto Guimarães Rosa, que ainda esta sexta-feira inaugura o primeiro “CineFoot Moçambique”, isto é, Mostra de Cinema Brasileiro Sobre Futebol.


NO TEATRO, destacamos o Centro Cultural Moçambicano-Alemão com a peça “Sobre toda a escuridão”, dirigida por Ramadan Matusse e inspirada num texto do escritor Mélio Tinga. Ainda no teatro, não se pode ignorar o Centro Cultural Franco-Moçambicano, que propõe, para o dia 12, uma leitura encenada de Lucrécia Paco, intitulada “Resónances - uma leitura encenada plurilingue”.

(Por Mozavibe)