O que os moçambicanos mais pesquisaram em 2023 no Google?

 

Pesquisa no Google | Foto: Captura de ecrã Google

 

Saber quais foram os assuntos mais pesquisados pelos moçambicanos no maior motor de buscar na internet, o Google, pode ser uma forma de revermos os nossos hábitos, necessidades e, quem sabe, ambições. Saber o que mais fomos atrás, pode igualmente fazer-nos pensar no caminho que estamos a trilhar e se realmente há algum efeito no que buscamos.

Olhando para os dados do Google, constatamos que maior parte dos moçambicanos pesquisou, sobretudo por plataformas de apostas online ou por outra, os jogos de sorte ou azar, como também se chamam. Mas, certamente, não de azar que estavam à procura. Muito provavelmente era da sorte grande, afinal, essas plataformas prometem milhões e de tornar os jogadores em milionários de dia para a noite.

Entre os 24 tópicos apresentados, constam ainda a Música (9ª posição) e a palavra Tradutor (8ª posição). Esses indicadores mostram que não é só de riqueza instantânea que levam os moçambicanos às buscas na internet. Mas a paixão pela música, uma das expressões artísticas mais populares no país. E, por falar em Música, um dos artistas mais procurado no google é o rapper Azagaia, com o pico entre Março e Abril e a fechar o ano 2023, Mr. Bow esteve em alta nas pesquisas.

 

Plataformas de jogos online mais pesquisadas em 2023

 

“Mambas” é a palavra do ano 2023 em Moçambique

 

O nome da selecção nacional foi o eleito na 8ª edição da iniciativa Palavra do Ano, referente a 2023. Assim sendo, “mambas” foi o vocábulo eleito pela Plural Editores. E fundamenta:

“13 anos depois da sua última participação, a selecção nacional conseguiu garantir a presença na CAN (Campeonato Africano das Nações), a mais importante competição de futebol do continente. Desta forma, os resultados dos Mambas têm unido o nosso povo.”

Em nota a editora afirma que a Palavra do Ano “reflecte a atenção que a Plural Editores continua a dar às palavras que se destacaram nos meios de comunicação social, nas redes sociais e nas consultas online dos dicionários da Porto Editora”.

Nos anos anteriores, as palavras escolhidas foram, Salários (2022), Xitique (2021), Refugiados (2020), Reconciliação (2019), Resiliência (2018), Tseke (2017) e Paz (2016).