O grupo TP50 presta tributo aos constituintes do seu próprio grupo, através do concerto “Agora Somos Nós”, no Centro Cultural Franco - Moçambicano, em Maputo, a 20 de Setembro.
O espectáculo apresenta obras dos integrantes do TP50 através da música, dança, teatro, imagem e poesia e vai reunir cerca de 80 artistas em palco. Durante 17 anos, o TP50 apresentou tributos a grandes artistas cuja obra e postura julgam ser importante evocar.
Tratou-se, sobretudo, da utilização de modelos de criação artística e de cidadania, como exemplos de obras e comportamentos humanistas e socialmente exemplares dentro de um quadro de advocacia dos valores morais socialmente úteis.
O TP50 foi formalmente criado em 2007 tendo desde então concebido e realizado mais de 40 espectáculos temáticos envolvendo mais de 300 artistas de diferentes domínios entre músicos, actores, dançarinos, poetas, escritores, cineastas e fotógrafos.
A actividade do TP50 caracteriza-se pela realização de espectáculos temáticos, integração de várias artes, envolvimento de artistas de várias gerações e divulgação de valores humanos e de qualidade artística através de tributos a ideias e pessoas socialmente exemplares.
Utilizando como base os elementos culturais nacionais, a actividade do TP50 estabeleceu uma ponte permanente com a arte e artistas de países de língua portuguesa, em particular de Portugal e Brasil.
Ao longo dos seus concertos foram parte integrante mais de duas centenas de artistas de Moçambique, Portugal e Brasil.
(Por Mozavibe)