Se as belas praias de Inhambane, as suas tÃpicas construções de caniço ou sua culinária meio diferenciada não forem suficientes para convencê-lo esta provÃncia do sul de Moçambique, acrescentamos-lhe mais um motivo: o Festival de Timbila M’Saho.
O M'saho é um evento anual que visa promover a diversidade cultural musical e instrumental nacional, especialmente através da timbila, declarada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), património imaterual da humanidade.
Acontece este sábado e promete ser dos eventos mais concorridos do ano, pelo menos em Inhambane. Se não conhece o local do evento, saiba que para tudo há sempre uma primeira vez. Aliás, com o avanço da tecnologia, é só pedir ao Google Maps para indicar-lhe a vila de Quissico, no distrito de Zavala.
Este ano o M’Saho tem a particularidade de acontecer nas margens da pista de aterragem de aeronaves por forma a albergar mais pessoas. Só para se ter ideia, são esperados mais de 15 mil espectadores. É claro que boa parte deles são turistas.
Parte destes espectadores começou a chegar ainda ontem a Zavala para esta efeméride que tem a particularidade de coincidir com a celebração de mais um aniversário elevação de Qussico a categoria de vila.
Actuam grupos de timbila como Mkwaio, Timbila ta Venâncio, Timbila ta Muane, Timbila ta Mazivela, Timbila Banguza, Timbila Nagutou e Timbila Mauaie.
(por Mozavibe)