O Governo do Japão, através do Ministério de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (MEXT), abriu inscrições para bolsas de estudo de pesquisa em universidades japonesas para o período de 2024-2026.
As bolsas de estudo oferecem uma oportunidade única para a realização de pesquisas avançadas em universidades japonesas, com a possibilidade de cursar mestrado ou doutoramento, mediante aprovação nos exames de admissão. Para aqueles que não dominam o japonês, o programa inclui um curso intensivo de seis meses para compreender o idioma.
Os candidatos podem se inscrever em projetos de todas as áreas de estudo disponíveis naquelas instituições de ensino superior, com excepção de expressões tradicionais como danças, músicas e artes cénicas japonesas.
É crucial que a área de pesquisa esteja relacionada à formação acadêmica do candidato. Vale ressaltar que médicos e dentistas não poderão exercer suas funções sem a devida licença do Ministério da Saúde do Japão.
Para concorrer a estas bolsas, os candidatos devem atender a requisitos como, por exemplo, possuir licenciatura ou mestrado, ter nascido a partir de 2 de Abril de 1990 e dominar inglês ou japonês. Entre os benefícios inclui-se uma bolsa mensal de 143 mil ienes, mais de 58 mil meticais, (valor sujeito a variações), bilhete de ida e volta e isenção de taxas escolares.
Com este apoio, o MEXT visa proporcionar uma experiência educacional enriquecedora e culturalmente imersiva, contribuindo para o desenvolvimento académico e profissional dos bolsistas.
(Por Sheron Coana)