A editora Ethale Publishing promove anualmente o concurso “Ler nas Férias”, uma iniciativa de promoção da leitura e do pensamento crítico entre os estudantes do ensino secundário geral, técnico profissional e ensino superior em Moçambique.
Este ano, o concurso aconteceu na sua terceira edição, na qual participaram 304 adolescentes e jovens residentes em todas as províncias do país, sendo que as raparigas chegaram aos 45% do total de participantes.
As províncias de Maputo Cidade (126), Maputo Província (96) e Nampula (20) registaram o maior número de participantes, enquanto que a província de Manica, com apenas um inscrito, registou o menor número.
A maioria dos participantes frequenta o ensino superior (216) em diferentes universidades do país, enquanto que os estudantes do ensino técnico profissional (27) foram a minoria. A média geral dos participantes é de 20 anos de idade.
Para participar no “Ler nas Férias”, os estudantes são desafiados a submeterem ao concurso uma resenha crítica de um livro a sua escolha, do catálogo da Ethale Publishing e outras editoras nacionais e internacionais previamente identificadas, estimulando-os desta forma a cultivarem o hábito de leitura e a exercitar o pensamento crítico, tido como umas das principais habilidades para a juventude no século XX.
Os principais vencedores da última edição são Karen Muvique, na categoria “Adolescente”, e Aniva Joaquim, na categoria “Jovem”, que receberam valores monetários, livros de diferentes géneros, incluindo uma cópia do livro “Succernergy”, autografado pela autora e empreendedora global Tânia Tomé, e camisetas da marca Ethale.
Como forma de incentivar o protagonismo juvenil e a projecção da expressão de novas vozes críticas e conscientes, os textos dos 10 finalistas do concurso foram publicados em e-book numa colectânea.
Em cada edição do concurso, têm sido convidados palestrantes para partilharem com os participantes as suas jornadas inspiradoras de leitura. Nesta edição, os oradores foram Tânia Tomé (escritora, economista, líder global e empreendedora), Virgília Ferrão (escritora e fundadora do clube de leitura e editora indie, Diário de Um Qawwi) e Jessemusse Cacinda (escritor, académico e fundador da Ethale Publishing).
(Por MozaVibe)