Jéssica Fonseca: “A saúde mental ainda é um tabu”

Foto: Jéssica Fonseca

Em Moçambique, a área da saúde mental ainda enfrenta várias barreiras, devido à estigmas e incompreensões. Jéssica Fonseca, advogada de formação e que se dedica ao desenvolvimento pessoal e bem-estar conhece muito bem esses desafios.
Apesar de ter construído uma carreira sólida na advocacia, sempre sentiu um chamado mais profundo para ajudar os outros directa e pessoalmente. Em 2016 iniciou uma série de cursos voltados ao coaching, yoga e meditação, e desde então tem se dedicado ao desenvolvimento pessoal e bem-estar.
“A saúde mental ainda é um tabu para muitas pessoas”, explica, pois “muitas vezes não aceitam que precisam de ajuda. Outras até aceitam, mas desistem durante o processo”, disse, conta que para ganhar a confiança dos clientes partilha a sua própria história de superação e enfatiza ser normal procurar apoio.
Jéssica Fonseca é guiada pela integridade, ética e confidencialidade. A sua abordagem terapêutica é “mindfulness” ou consciência plena. Este tipo de coaching surge como uma abordagem inovadora. Diferencia-se do tradicional ao incorporar uma perspectiva holística que abrange aspectos mentais, emocionais e espirituais. Enfatiza a interconexão entre a mente e o corpo, promove a autoconsciência, inteligência emocional e resiliência.

Foto: Jéssica Fonseca

Incentivando os indivíduos a desenvolverem planos baseados nos seus valores e sabedoria interior, diferencia-se do coaching tradicional, concentrado principalmente na definição e alcance de metas específicas.
“Nós não apenas abordamos os objectivos específicos da pessoa, mas também consideramos o bem-estar geral”, explica, comentando que “enfatizamos a importância de cultivar uma sensação de calma e equilíbrio diário”.
Um dos seus principais benefícios é ajudar na redução gradual e eficaz do stress. Ao ensinar técnicas de meditação, reconhecimento de emoções, gestão de gatilhos e scan energético.
“Essas ferramentas são essenciais para reduzir o stress e promover uma vida mais equilibrada”, comenta, incluindo métodos como a meditação e journaling, que facilitam a auto-descoberta e o crescimento pessoal. “As pessoas aprendem a conectar-se com a sua essência, identificar bloqueios, explorar a sua intuição e alinhar-se consigo mesma. A ideia é criar resiliência emocional e promover um senso profundo de realização e propósito na definição de objectivos”, destaca.
O “mindfulness” facilita a transformação pessoal, ajudando os indivíduos a viver plena, autêntica e alegremente. A abordagem holística também promove um estilo de vida mais harmonioso e gratificante, alinhado com a verdadeira essência de cada indivíduo.
Apesar dos desafios, Jéssica Fonseca tem recebido retornos positivos dos pacientes, o que a deixa extremamente feliz e motivada. O seu sonho é expandir serviços, abrir espaços maiores e alcançar mais pessoas.

Foto: Jéssica Fonseca


Jéssica Fonseca é um exemplo inspirador de como seguir a própria curiosidade e paixão pode levar a uma carreira gratificante e impactante. Seu trabalho na promoção do bem-estar mental e no desenvolvimento pessoal não só transforma vidas, mas também desafia os estigmas em torno da saúde mental em Moçambique. Ela continua a explorar, criar e, acima de tudo, fazer a diferença guiada por um compromisso inabalável com a integridade e o bem-estar dos seus consultantes.

(Por Renaldo Manhice)