Japoneses avaliam oportunidades no país

Foto: Freepik

Uma delegação de empresários japoneses está em Moçambique para identificar novas oportunidades de investimento, especialmente nos sectores agrícola e de alimentos processados. A visita foi organizada em parceria com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) e demonstra o crescente interesse do Japão no potencial agro-industrial do país.

Para Álvaro Massingue, presidente da CCM, a presença dos investidores reflecte o reconhecimento da qualidade e das oportunidades oferecidas pelo sector produtivo moçambicano. Ele destacou que o país possui mais de 36 milhões de hectares de terras aráveis, além de uma vasta rede de recursos naturais e cursos de água favoráveis à agricultura.

Além do potencial agrícola, Massingue ressaltou a importância das infra-estruturas estratégicas, como os portos de Maputo, Beira e Nacala, bem como cidades turísticas e polos agrícolas, como Chókwè, Xai-Xai e Chimoio. O sector pesqueiro e os recursos minerais também figuram entre os atractivos para investidores estrangeiros.

Segundo Massingue, o encontro empresarial segue o modelo B2B, permitindo a troca de informações e o estabelecimento de parcerias comerciais.

O chefe da delegação japonesa, Toshihiro Takagi, enfatizou que o objectivo da missão é fortalecer a cooperação económica entre os dois países, promovendo um intercâmbio que beneficie tanto Moçambique quanto o Japão. Já Atsushi Matsunaga, director do escritório da Japan External Trade Organization (JETRO) em Maputo, destacou que os investidores representam sectores como marketing, tecnologia, agricultura e indústria.

Esta é a primeira vez que empresários de diferentes municípios do Japão visitam Moçambique com o intuito de avaliar de perto as oportunidades de investimento. O evento de networking realizado entre empresários moçambicanos e japoneses faz parte da estratégia de aproximação entre os dois mercados.

(Por Renaldo Manhice)