O Governo lançou recentemente a interoperabilidade entre o Módulo de Gestão de Dados Hospitalares (MGDH-Nascimentos) e o Sistema Electrónico de Registo Civil e Estatísticas Vitais (e-SiRCEV). A iniciativa visa fornecer dados sobre nascimentos nos hospitais públicos de forma electrónica e em tempo real.
A implementação começou entre Abril e Maio na província de Inhambane, abrangendo os distritos de Zavala, Maxixe, Inhambane e Inharrime. Assim, será possível registar os recém-nascidos nas unidades sanitárias antes de receberem alta hospitalar, garantindo que sejam reconhecidos legalmente e tenham acesso a serviços básicos.
O projecto inicial visa criar uma base para expandir a iniciativa para outras regiões do país, permitindo que mais cidadãos beneficiem dos avanços tecnológicos no sector de registos.
Segundo Elisa Samuel, representante da Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, a interoperabilidade melhora a eficiência e qualidade dos serviços públicos em Moçambique, permitindo dados fiáveis para melhores políticas públicas e acesso directo ao registo civil.
Ivan Tcheco, da Vital Strategies, financiadora do projecto, destacou que o projecto reduzirá a duplicação de esforços e facilitará o registo de eventos vitais, garantindo a qualidade dos dados e ampliando a cobertura dos registos de nascimentos.
O projeto foi lançado pelos ministérios da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos e da Saúde, com o apoio técnico da Jembi Health Systems e da Saudigitus, além da Vital Strategies.
(Por Renaldo Manhice)