O Programa Humphrey, uma iniciativa do governo norte-americano, está a oferecer bolsas de estudo de um ano nos Estados Unidos para profissionais moçambicanos de carreira média.
O programa visa proporcionar formação profissional e troca de experiências com especialistas americanos, embora não se inclua a concessão de um diploma académico, contemplando-se a atribuição de um certificado do Governo dos EUA.
Podem candidatar-se profissionais de diversas áreas como administração pública, desenvolvimento agrícola, finanças e banca, planeamento urbano e regional, educação, jornalismo, meio ambiente, desenvolvimento económico, comércio, recursos humanos, saúde pública e comunicação.
Os candidatos devem ser moçambicanos, ter um excelente domínio de inglês (TOEFL mínimo de 525 ou 71 no IBT) e um forte histórico académico e profissional. Entre os benefícios está a cobertura de passagens aéreas, subsídios para viagem, alojamento, propinas e livros.
O Programa Humphrey iniciou em 1978 para honrar a memória e as realizações do falecido senador e vice-presidente Hubert H. Humphrey. Os bolsistas são seleccionados com base no seu potencial de liderança e compromisso com o serviço público.
Por não se tratar de um programa de graduação, os participantes dedicam parte considerável do seu tempo a actividades de desenvolvimento profissional como consultas e colaborações com professores e especialistas norte-americanos, visitas de campo, workshops, projectos de pesquisa e desenvolvimento de estratégias práticas e úteis que podem ser aplicadas nos seus países de origem.
(Por Mozavibe)