Seu nome é Klemente Tsamba, moçambicano radicado em Portugal. Chegou àquele país em busca de novas oportunidades e encara o teatro como uma forma de vida. Vive diversos personagens, quase todos relacionados a Moçambique, sua terra natal.
Foi nesse contexto que nasceu, em 2014, o espetáculo “Nos Tempos de Gungunhana”, inspirado no romance “Ualalapi” do escritor Ungulani Ba Ka Khosa. É uma de suas obras mais significativas e, com ela, tem elevado a bandeira do país em vários lugares como Brasil, Angola, Cabo Verde e Portugal.
“Nos Tempos de Gungunhana” é um monólogo baseado na tradição oral dos contadores de histórias africanas, onde um único elemento se desdobra em vários personagens para, com a cumplicidade do público, retratar alguns episódios mágicos paralelos à vida de Gungunhana, último rei do Império de Gaza, um dos maiores da história de África.
O espetáculo resulta da adaptação do premiado livro “Ualalapi” do escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa. Todos os elementos representativos da cultura, como música, dança, ritmos e provérbios, são direcionados de forma criativa para desempenharem funções determinadas dentro da narrativa, criando efeitos mágicos sobre o público, parte integrante do jogo.
Klemente Tsamba nasceu na Malhangalene, cidade de Maputo, e desde cedo participou em projetos relacionados com as artes performativas. Integrou grupos de danças urbanas, bandas de música tradicional e grupos de teatro de rua. É igualmente músico e artesão, e mestrando em Teatro e Comunidade na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa.
(Por Lucas Muaga)