Deodato Siquir funde ritmos africanos em Copenhaga

Deodato Siquir. Foto: MAC Criatives Lines

O panorama musical de Copenhaga foi recentemente agraciado com uma performance de Deodato Siquir no Winter Jazz Festival.
O músico moçambicano subiu ao palco para apresentar uma fusão de afro-jazz, numa experiência sonora que misturou os ritmos africanos com as influências do jazz escandinavo.

O evento foi organizado pela Nova Concerts, uma prestigiada agência escandinava de showbiz, que visou oferecer ao público uma viagem musical envolvente para aqueles que procuram novas sonoridades.

Deodato Siquir, amplamente reconhecido pelo seu virtuosismo como baterista, percussionista e guitarrista, foi acompanhado por um conjunto de músicos dinamarqueses. Entre eles, Albert Reinholdt, que tocou baixo eléctrico e vertical, Jacob Broholm, responsável pelo piano e teclado, e Alexander Kraglund, que se apresentou no violino, harmónica e voz de apoio. Juntos criaram uma verdadeira fusão de culturas em palco.

O concerto teve como foco o último álbum de Siquir “Together”, mas também deu espaço para que o público pudesse reviver algumas faixas dos seus álbuns anteriores, nomeadamente “Balanço” (2007) e “Mutema” (2011).

Nascido em 1975 em Maputo, Siquir cresceu numa família de músicos. Iniciou a sua carreira ainda muito jovem, integrando a banda Escolinha Vamos Brincar em 1988, e aos 15 anos já se apresentava com orquestras profissionais. Durante a década de 1990, destacou-se como acompanhante de músicos de renome. A sua carreira levou-o à Escandinávia em 2001, onde se afirmou como uma das figuras mais requisitadas nas cenas de jazz e world music.

(Por MozaVibe)