Pelo segundo ano consecutivo, a província de Cabo Delgado foi a grande vencedora da Feira Internacional de Turismo (Fikani 2024), conquistando os prémios de Melhor Província Expositora e Melhor Stand.
O evento, que decorreu recentemente no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo, contou com a participação de várias províncias e empresas, destacando as melhores práticas e inovações no turismo.
A premiação foi anunciada durante o encerramento da 10ª edição da Fikani, numa cerimónia que reconheceu também outros destaques. O Prémio Revelação foi atribuído à Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), enquanto Ancha Bucuane foi reconhecida como a Melhor Expositora de Artesanato. Na gastronomia, a província de Inhambane foi a grande vencedora, enquanto o prémio de Melhor Stand Internacional foi para a Triland, uma colaboração entre Moçambique, Eswatini e África do Sul.
Outros vencedores incluíram as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), que foi eleita a Melhor Companhia Aérea, e a Atlantic Lantic Travel, reconhecida como a Melhor Agência de Viagens. O Hotel Polana garantiu o 1º lugar na categoria de Melhor Stand de Empreendimento Turístico.
Os vencedores foram selecionados pelo júri com base em critérios rigorosos, incluindo inovação, criatividade, dinâmica de montagem, interação com os visitantes, e a qualidade das informações, serviços e produtos apresentados nos stands.
A vitória de Cabo Delgado reafirma o potencial turístico da província, destacando-se como um destino de excelência e inovação no panorama turístico de Moçambique.
(Por Mozavibe)