Maputo, a capital de Moçambique, é uma cidade em crescimento e em evolução. A prova disso é o facto de a restauração estar em constante expansão.
Com as opções a aumentar para satisfazer a procura dos entusiastas da gastronomia local, bem como dos visitantes que procuram uma experiência fora de casa, há um restaurante que combina o melhor de três mundos que criam memórias inesquecíveis: Bella Madallena.
O restaurante Bella Madallena pode ser descrito em três palavras: Comida, Companhia, Dança.
A partir do momento em que se entra no Bella, como os seus clientes lhe chamam, pode sentir-se que a sua composição é a de um restaurante arrancado da praia e largado no meio da cidade. Isto, no entanto, dá-lhe uma atmosfera confortável e única. O seu conceito aberto mantém a atmosfera fresca, tanto durante o dia como quando o sol se põe.
A Bella está dividida numa secção inferior com um chão de betão liso e uma grande e bela mangueira que se estende para além do convés superior. Com as suas suculentas mangas da época, os convidados são protectores da árvore que se tornou uma caraterística do espaço a qualquer hora do dia, mais do que qualquer coisa que os seus proprietários pudessem sonhar.
O convés superior tem uma área lounge numa extremidade, assente num chão de madeira macia mas robusta, e um bar na outra extremidade, mesmo em frente a um espaço de betão vermelho escuro para quando as batidas da salsa e da kizomba enchem o ar e os convidados fazem uma pausa na deliciosa comida para abrir um pouco mais o apetite e a pista de dança.
Comida
A comida do Bella foi inspirada na cozinha de uma região de Portugal chamada Madeira. No entanto, o Bella transformou-a agradavelmente na "Madeira sem fronteiras", uma vez que incorporou habilmente o sabor da sua cozinha com diferenças subtis para espelhar o seu aspeto supostamente deslocado no meio da cidade, que simplesmente funciona.
Basta olhar para o pão de assinatura do Bella, o Bolo do Caco, como o exemplo perfeito. O pão à base de batata-doce, com infusão de camomila e outras ervas, serve de base a todos os seus hambúrgueres, sandes e pizzas. É uma diferença que se sente com agrado e que mantém parte da Madeira viva nesses pratos. Também faz um pão de alho divinal sozinho ou como uma tosta rápida para acompanhar o seu café.
A picanha e as espetadas (espetos de filetes) farão a língua dos ávidos comedores de carne dançar à medida que os sabores invadem os seus sentidos. Perfeitamente cozinhado e servido com uma escolha de acompanhamentos, o prato principal de peixe, Dourada, é diferente de qualquer marisco disponível. Vai fazê-lo lamber as espinhas do peixe antes de se aperceber que está pronto.
A bebida de assinatura do Bella, Poncha, é o ponto alto da Experiência Bella. A estrela do cocktail é o maracujá (fruto da árvore granadilla). O sabor picante do fruto equilibra-se bem com a bebida espirituosa e o toque da mistura de açúcar mascavado. É tão popular que alguns hóspedes pedem garrafas para levar. Não é de admirar que Bella fique sem copos, servindo mais de cem bebidas Poncha numa determinada quinta-feira e perto de setecentas por mês. O sabor da Poncha presta-se bem a um dia solarengo de verão ou a uma noite de inverno com a opção da Poncha Pescador, uma delícia quente.
Companhia
Ambiente familiar, com o entusiasmo de novos amigos e o conforto de uma companhia amigável. Esse é o jeito Bella de ser.
Quer venha para uma refeição rápida ou queira organizar um jantar ou uma festa, a equipa do Bella envolve-se com os hóspedes e ajuda-os a sentirem-se como se estivessem na sua casa longe de casa.
Dança
O único aspeto do Bella que rivaliza com a sua deliciosa comida são as fantásticas noites de dança. A partir de quarta-feira, o Bella dá início a uma noite de música latina no que foi apelidado de "Quarta Latina" ou quartas-feiras latinas. O convés superior está fechado para aqueles que querem jantar e dançar a noite toda com um pouco de salsa picante, tango, swing e bachata.
Às quintas-feiras, o Bella organiza a sua noite de Kizomba ("Quinta Kizomba") extravagante. A Kizomba é uma dança popular em Moçambique e o Bella organiza uma noite em que os convidados vêm comer e deslizar ao ritmo e batidas populares deste popular género de dança de pares africana que também inclui o Semba e o Urbankiz. Tanto o piso inferior como o superior estão abertos para o que se está a tornar um evento popular às quintas-feiras na cidade.
Os eventos são organizados pela Dance Spot, uma escola de dança que reside no edifício ao lado do Bella. Os professores estão disponíveis para os principiantes que queiram ter uma ideia da dança. A atmosfera amigável cria um sentimento de pertença e envolvimento entre todos os convidados, uma vez que é um local seguro para dançar, independentemente do nível.
Assim, Bella Madallena convida-o a deslizar ao som de música latina, a girar ao som da kizomba, a saltar ao som de batidas internacionais e locais, a deliciar-se com uma comida incrivelmente relaxante partilhada com uma óptima companhia, enquanto bebe uma deliciosa Poncha única.
Poderá perguntar-se se é realmente único, mas uma vez que experimente Bella Madallena, irá apreciar que é uma verdadeira joia. E quando terminar a experiência Bella, como todos os nossos hóspedes, vai perceber que não há melhor maneira do que a maneira Bella!