“Be Like a Woman” fortalece mulheres nos negócios

Be like a woman é uma iniciativa por um ambiente de negócios inclusivo | Foto: DR

A Ernst & Young Moçambique, em parceria com a New Faces New Voices, encerrou em Fevereiro o primeiro ciclo do programa “Be Like a Woman”. Durante quatro meses cerca de 35 mulheres empreendedoras desenvolveram as suas habilidades de liderança, proporcionando uma série de masterclasses com especialistas espalhados pelo mundo, mentorias e acesso a variados recursos essenciais.

O programa ajudou as empreendedoras a expandirem as suas redes de contactos e a impulsionarem o crescimento dos seus negócios e das suas carreiras profissionais.

O evento de premiação e encerramento foi uma oportunidade para reconhecer e celebrar as conquistas das participantes ao longo do programa, e o impacto do mesmo no seu desenvolvimento pessoal e dos seus negócios. Na cerimónia, foram entregues prémios para destacar o trabalho árduo, a inovação e o crescimento alcançado pelas participantes.

A activista social, Graça Machel, presente no evento, disse que "este programa é um passo importante na direcção certa para promover a igualdade de género e capacitar as mulheres empreendedoras bem como profissionais em Moçambique”.

“Sinto-me motivada e inspirada pela dedicação e pelo impacto positivo que estas mulheres têm no desenvolvimento do país. Quero ver a representação de cada uma delas em diversos sectores, munidas do sentimento de pertença por Moçambique”, disse a fundadora da Graça Machel Trust.

Graça Machel destacou ainda a necessidade de haver maior representação de mulheres na liderança no continente africano, assegurando que os programas de activismo por si encabeçados vão continuar a prestar apoio nessa direcção.

De acordo com a EY Be Like a Woman visa dotar de ferramentas a mulheres que ocupam posições de liderança intermédia ou empreendedoras de média dimensão em diferentes áreas de actividade, com objectivo de assegurar que as mesmas estejam cada vez mais preparadas para integrar o mundo corporativo, bem como garantir que a sua relevância e o seu papel seja reconhecido nessa esfera.

Paulo Reis, Office Manager da EY destacou a importância do empoderamento económico das mulheres para o crescimento sustentável e inclusivo de Moçambique. "Estamos extremamente orgulhosos dos resultados alcançados neste primeiro ciclo do programa Be Like a Woman, disse o mesmo responsável, referindo que ao longo do programa “as participantes demonstraram um incrível compromisso, determinação e talento”.

Cerca de 35 participantes do Be Like a Woman lideram negócios, bem como equipas, com alto potencial de crescimento, que contaram com mentoria de vários profissionais de reconhecido mérito nacional e internacional.

Para Alcinda Licussa, Directora de Recursos Humanos do Ecobank e vencedora da primeira edição do Be Like a Woman, “Este não é apenas um marco pessoal, mas também um chamado para acção”.

“Devemos continuar a trabalhar incansavelmente para criar um ambiente empresarial mais inclusivo e equitativo para as mulheres em Moçambique. Juntas, podemos alcançar grandes feitos e inspirar as gerações futuras de mulheres líderes”, afirmou Alcinda Licussa.

Márcia Maposse, empresária, fundadora da Bindzu Agrobusness e Consultoria, Seana Daúd fundadora da INVXT Agro Investimentos e Winie Makande, consultora Sénior da ICC - International Capital Corporation ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente.

A Ernst & Young Moçambique e a New Faces New Voices mantém o compromisso de continuar a colaboração para acelerar a igualdade de género e o empoderamento económico das mulheres empreendedoras e profissionais em Moçambique.