O ESCRITOR Adelino Albano Luís é o vencedor da 2ª edição do Prémio Literário Mia Couto (PLMC), na categoria de prosa. O autor venceu o galardão com o livro “Estórias Trazidas pela Ventania”.
A obra de Adelino Albano Luís distinguiu-se, segundo o júri, “pela riqueza temática, versatilidade linguística e uma consistente construção dos contos”.
Com a distinção, o autor do livro “Estórias trazidas pela ventania” tem direito ao valor pecuniário de 400 mil meticais, financiado pela empresa Cornelder de Moçambique.
Adelino Albano Luís nasceu em 1998, em Chimoio. Licenciado em filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e autor da obra ″Cronicontos da Cabeça do Velho″ (2022), prémio literário Calane da Silva ⁄Alcance Editores (4ª edição- 2021). Conquistou ainda o primeiro lugar do concurso de crónicas da 1ª edição da Feira de Livros da Beira (2021).
Para a categoria de poesia do PLMC, o júri decidiu, por unanimidade, não premiar nenhuma das obras inscritas. Os membros do júri da 2ª edição do Prémio Literário Mia Couto foram Lourenço do Rosário (presidente), Teresa Manjate, Ondjaki, Marcelo Panguana e Tânia Macedo.
Eram também finalistas as obras de prosa e poesia “Kwashala Blues”, de Jessemusse Cacinda, “Estórias Trazidas pela Ventania”, de Adelino Albano Luís, “Da Asa do Vento, A Poeira do Fogo”, de Rungo Novela, e “As Ancas do Camarada Chefe”, de Sérgio Raimundo.
(Por Mozavibe)