Regresso às origens e inspiração para juventude

Foto: Leovigildo Cuco

Ayrton Mugabe é conhecido na Universidade Católica de Moçambique (UCM), na cidade da Beira, província de Sofala, pelo discipulado universitário que vem construindo como estudante de medicina, na Faculdade de Ciências de Saúde.
Há quase quatro anos, Ayrton marcha no discipulado universitário onde permitiu-se conviver com outros jovens e envolver-se na vida dos mesmos, estando a par das crises, ambições e desafios da juventude. Nesta caminhada Ayrton e outros cristãos tem transformado vidas e assim surgiu o seu primeiro livro “Continue Calado - O Manifesto de uma Nova Geração”.
A obra foi lançada no final do ano passado, na cidade de Chókwé, província de Gaza, onde o autor passou a infância e adolescência, ao pé das suas principais referências, os seus pais e o irmão mais velho Edson Mugabe, que o transmitiram valores e princípios que moldaram o seu carácter.
Tem outras referências de liderança espiritual e psicológica, como cita, Ângelo Xavier, líder da Kilisa e Habilidades, uma organização que busca potenciar as competências e habilidades dos jovens, Carlos Amós, líder do movimento A Palavra da Beira e o pastor Luís Maposse.
Cita igualmente uma referência internacional, o pastor André Fernandes, que moveu o autor do livro a trilhar o propósito de ajudar as pessoas. E isso, somente pode ser gerido e realizado por cada personagem presente na vida.
Na luz dos seus 22 anos de idade, Ayrton é de hábitos simples, curioso, autodidata, fiel em seu propósito, filho que ama fervorosamente a Cristo, que olha os desafios como trampolim para o seu desenvolvimento. Na sua jornada faz o caminho de partilhar ferramentas de inteligência espiritual e emocional para os jovens cumprirem o seu propósito. Pois, acredita, todos fazem parte de uma edificação forte de Deus.
“Continue Calado” é uma provocação para as pessoas avançarem imediatamente na busca por auto-conhecimento e propósito de vida. O livro é um chamado para acção. É um despertar para a juventude colocar em execução os seus planos e sonhos, como ele próprio refere: “ninguém é definido por seus traumas ou passado”. Neste livro importa validar sonhos e posicionamentos autênticos. É importante perceber quais as pedras nos sapatos; as distrações que empacam a jornada de vida de cada ser humano. O autor convida a aprimorar a auto-percepção, pois quanto mais consciente do que somos capazes, maior é a probabilidade de cumprir o propósito.
Sempre sonhou em estudar Medicina e nunca se imaginou noutra área. A principal razão para validar e realizar esse objectivo reside no amor que tem pelas pessoas, para que se sintam amadas, valorizadas e respeitadas. O jovem divide-se em especializar-se em medicina interna ou emergências médicas.
Além do livro, Aryton desenvolveu o método Ativando Identidade (AID), uma experiência inigualável de auto-conhecimento e descoberta de propósito, de modo a quebrar crenças limitantes, liberar o perdão e visualizar as preciosidades interiores para identificar o seu propósito de contribuir para transformar o mundo.
É um jovem com mentalidade granular, enorme compromisso com a saúde, desenvolvimento espiritual e psicológico da juventude.
Se o leitor quer atingir cada vez mais a sabedoria, ter uma vida mais produtiva, próspera e equilibrada, conheça a si mesmo na leitura de “Continue Calado”, disponível nas cidades de Beira, Chókwé e Maputo.


(Por Deizy Joane)