
Durante muito tempo, homens e elefantes disputavam espaço e poder na Moamba, distrito da província de Maputo. Tal pode ter chegado ao fim ou ao menos minizado com a instalação de uma vedação de 3,7 quilómetros na Incomati Conservancy.
A iniciativa integra o projecto “Vozes de Savana: Elefantes Monitorados, Comunidades Ouvidas”, liderado pela Mozambique Wildlife Alliance (MWA) e parceiros.
Com um investimento de mais de 3,1 milhões de meticais, a vedação vai além de uma barreira física. É uma estratégia inovadora para proteger as machambas, infra-estruturas e meios de subsistência das comunidades. Contribui para mitigar os impactos da migração dos elefantes, promovendo a segurança das populações e a conservação da biodiversidade.
Sete membros das comunidades locais participaram directamente na iniciativa, reforçando a importância do envolvimento comunitário na protecção da fauna e na sustentabilidade ambiental.
Para ampliar a sensibilização sobre a importância da vedação, está programada uma visita guiada para líderes comunitários e autoridades distritais de Moamba, promovendo um diálogo aberto sobre a coexistência entre humanos e elefantes.
(Por Renaldo Manhice)