Sector energético: Moza interliga Moçambique e Zâmbia

Foto: Renaldo Manhice

Moçambique e Zâmbia assinaram recentemente um acordo para ligar os seus sistemas energéticos. O projecto envolve a construção de uma linha de transmissão de electricidade de 376 quilómetros, com um investimento de 411,5 milhões de dólares. As empresas responsáveis pela iniciativa são a Electricidade de Moçambique (EDM) e a Zambia Electricity Supply Corporation (ZESCO).

O acordo foi assinado por António Manda, secretário permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, e Makoze Chikote, ministro da Energia da Zâmbia.

A interligação energética entre os dois países não só aumentará a oferta de electricidade, como também posicionará Moçambique como um “player” estratégico no mercado regional. O projecto, que beneficiará também a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), ajudará a gerar mais receitas para o país.

O projecto, denominado Interligação Regional Moçambique-Zâmbia (MOZA), vai ligar as subestações de Matambo (Moçambique) e Chipata West (Zâmbia) através de uma linha de 400 quilovolts. A iniciativa foi bem recebida pelas entidades financeiras internacionais, que já aprovaram os estudos de viabilidade técnica, económica e ambiental.

Com a interligação, espera-se reforçar ainda mais o comércio entre os dois países e garantir uma maior segurança e eficiência energética para toda a região. A Zâmbia é actualmente um dos principais mercados para a energia moçambicana, representando cerca de 60 por cento das exportações do setor em 2024.

(Por Renaldo Manhice)