
Sangare Okapi, uma das vozes mais originais e celebradas da poesia moçambicana contemporânea, lança, no dia 3 de Abril, às 17:30 horas, no Camões — Centro Cultural Português em Maputo o livro “Poemas de Revisitação do Corpo Seguido de Apoteose do Nada”.
A obra, editada pela Gala Gala Edições, reúne os dois primeiros livros do autor em ordem de escrita. Marca os 20 anos de produção poética de Okapi e integra a colecção “Biblioteca de Poesia Rui de Noronha”.
Com 100 páginas, “Poemas de Revisitação do Corpo Seguido de Apoteose do Nada” oferece aos leitores a oportunidade de revisitar os primeiros passos de um poeta que, desde cedo, demonstrou uma capacidade ímpar de executar a poesia por meio de uma linguagem singular e primorosa.
“O texto do Sangare Okapi é uma imersão nas raízes da poesis, onde o corpo e o vazio se cruzam num baile que nos confronta com a nossa própria fragilidade e transcendência. Esta obra revela-nos um Sangare iniciante e avant-gardian, um enfant terrible que, desde o início, se destacou pela ousadia e originalidade, explorando temas como o corpo, a identidade, a memória e a morte com uma acuidade que nos deixa sem fôlego”, assinala Pedro Pereira, editor do livro, “por isso que, quase duas dezenas depois, ele ainda é relevante e deve ser lido”.
O evento contará com a participação dos professores Sara Jona Laisse e Lucílio Manjate, que partilharão as suas reflexões sobre a obra e a importância de Sangare Okapi para a literatura moçambicana.
(Por MozaVibe)