![](https://mozavibe.co.mz/wp-content/uploads/2025/02/UPM-700x467.jpg)
Reforçar iniciativas que visam a protecção ambiental é o mote de uma parceria entre a Associação de Jornalistas Ambientais e de Direitos Humanos (AJADH) e a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo).
Ambas instituições uniram esforços para discutem formas de cooperação para enfrentar os desafios ecológicos, bem como promover a sensibilização para as questões climáticas.
Abordaram temas como a conservação da biodiversidade, preservação dos mangais e os impactos das alterações climáticas.
O reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão, salientou a necessidade de intensificar as acções de protecção das zonas costeiras, alertando para problemas ambientais que afectam o país, como as chuvas de terra, a poluição costeira, fiscalização e redução da fauna marinha como fatores que comprometem a economia.
Os participantes destacam ainda a importância de preservar ecossistemas frágeis, incluindo mangais, recifes de coral, praias, zonas húmidas e deltas fluviais, fundamentais para o equilíbrio ambiental.
Para o director executivo da AJADH, Sérgio Nelson, a parceria com UP-Maputo abre caminhos para o desenvolvimento de programas educativos e projectos de extensão que visem a sustentabilidade.
Nelson salientou a necessidade de procurar soluções criativas para lidar com os desafios financeiros, além de estruturar melhor as operações da organização para ampliar o seu impacto na preservação ambiental.
(Por Renaldo Manhice)