Formar jovens em competências, empreendedorismo e serviços digitais é um dos principais objectivos do programa VAMOZ Digital!, lançado recentemente pelo Governo de Moçambique, em parceria com a União Europeia.
Orçado em 10 milhões de dólares e implementado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, o programa visa proporcionar oportunidades em habilidades digitais aos jovens moçambicanos.
O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, afirmou que o VAMOZ Digital! está alinhado com o Projeto de Transformação Digital de Moçambique, que está a ser desenvolvido pelo país.
Destacou ainda a importância de preparar os jovens para um mercado de trabalho cada vez mais digital e tecnológico.
Por outro lado, a comissária europeia para as Relações Internacionais, Jutta Urpilainen, sublinhou que as ferramentas digitais podem ser usadas para o desenvolvimento de negócios pelos jovens, especialmente raparigas e pessoas portadoras de deficiência.
Urpilainen acrescentou que a formação irá contribuir para a promoção de uma inclusão digital segura e para a criação de oportunidades de emprego, beneficiando uma população jovem que representa mais de 50 por cento dos moçambicanos.
(Por MOZAVIBE)