
Moçambique e o Estado brasileiro de Minas Gerais assinaram recentemente um acordo que prevê a troca de experiências e boas práticas na gestão do turismo, além da integração de acções culturais e artísticas entre os dois territórios.
O acordo foi firmado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e pelo Instituto Nacional do Turismo (INATUR) e o Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF). As duas últimas instituições são tuteladas pelos Ministérios da Economia e das Finanças, respectivamente.
Assinado durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras do sector em Portugal, o protocolo estabelece a participação mútua em eventos turísticos, o acesso de Moçambique à Plataforma Integrada do Turismo de Minas Gerais e a troca de conhecimento sobre turismo e economia criativa.
Para Leónidas Oliveira, do Governo de Minas Gerais, este é um passo significativo na cooperação entre países de língua portuguesa.
“Celebrar este acordo com Moçambique é um marco para a união dos nossos povos. As duas regiões partilham riquezas culturais únicas, e esta parceria é essencial para fortalecer o turismo, a cultura e a economia criativa”, afirmou.
Por sua vez, o secretário moçambicano de Estado do Turismo, Fredson Bacar, destacou a relevância do acordo.
“Esta intenção de parceria representa o avivar da esperança e do compromisso entre os nossos povos. Mesmo separados por um oceano, podemos construir novas oportunidades e compartilhar a nossa rica diversidade cultural”, disse.
(Por Renaldo Manhice)