Reciclar e gerar rendimentos

Foto: AMOR

Em apenas dois dias de limpeza, mais de seis toneladas de resíduos sólidos foram retiradas das praias de Zitundo, em Maputo. Agora, esse lixo aquático será reaproveitado e desempenhará um papel crucial na geração de rendimentos para as famílias locais.

Embora este esforço evidencie a quantidade de resíduos deixados pelos usuários nas praias, também revela o potencial de transformar esses resíduos em oportunidades de emprego e negócios. Este é o objectivo do projecto “Pescador-Catador”, da Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR).

O projecto preconiza campanhas de limpeza comunitária feitas por voluntários. Além da remoção de resíduos e reflexões sobre a importância da gestão adequada do lixo para a preservação ambiental.

Em oficinas de artesanato, por exemplo, ensinam os participantes a transformar embalagens descartáveis, acessórios, brincos e carteiras. Outra acção importante é a produção de biocarvão e briquetes, soluções sustentáveis que aproveitam resíduos orgânicos como uma fonte alternativa de energia.

Foi assim que se adquiriu 6.281,30 quilogramas de de resíduos sólidos em Zitundo. Ao todo, 32 pessoas participaram nas formações, com destaque para o engajamento feminino, fundamental na promoção de práticas ecológicas e no fortalecimento da comunidade.

O projecto “Pescador-Catador” conta com o apoio da Embaixada da França em Moçambique e da Área de Proteção Ambiental de Maputo, promovendo soluções inovadoras para a gestão de resíduos e o desenvolvimento sustentável.

(Por Renaldo Manhice)