
A Itália vai investir cerca de 1,5 mil milhões de meticais (23,5 milhões de dólares) no IN4JOB (AID 12924), um projecto de capacitação de jovens finalistas de licenciatura e pós-graduação, estimulando a criação, incubação e aceleração de startups e pequenas empresas.
Do valor total, 1,3 mil milhões de meticais serão disponibilizados como crédito para jovens empreendedores, ampliando as oportunidades no sector privado.
O impacto do programa promete ser expressivo, com 1.100 startups incubadas, beneficiando 3.300 jovens, além do fortalecimento de 270 micro e pequenas empresas, resultando na contratação directa de 2.700 profissionais. A equidade de género será um pilar essencial da iniciativa, garantindo acesso igualitário a homens e mulheres no mercado de trabalho.
A implementação ficará a cargo de instituições estratégicas como o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), o Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e órgãos ligados à ciência, tecnologia e inovação, alinhados às diretrizes aprovadas pelo Governo em 2024.
A iniciativa, uma das mais relevantes da Cooperação Italiana no sector da juventude nas últimas décadas, foi anunciada recentemente durante um encontro entre o embaixador da Itália em Moçambique, Gabriele Annis, e o ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Paulo Manasse.
(Por Renaldo Manhice)