
Um grupo de estudantes moçambicanos radicados em Portugal participa de 5 a 6 de Abril, na cidade do Porto, em Portugal, num importante evento de inovação e criatividade denominado Hackathon AEMOTech, que tem como lema “Inovação Para a Empregabilidade”.
A ideia é promover soluções criativas para melhorar a empregabilidade e criar ideias sustentáveis com impacto positivo no mercado de trabalho. A iniciativa é da Associação dos Estudantes Moçambicanos no Porto e Techsolutions, uma companhia nacional do ramo tecnológico e informático.
Durante a cerimónia, os participantes terão de trabalhar em conjunto, estimular a criatividade e desenvolver estratégias para resolver problemas ligados ao emprego, com foco na realidade de Moçambique, mas com soluções aplicáveis também noutros países.
De acordo com a curadoria do evento, as equipas de trabalho, constituídas por três a cinco pessoas, serão orientadas por especialistas nas áreas de marketing, tecnologia, finanças, políticas públicas e empreendedorismo.
A ideia, dizem os organizadores, é que os participantes possam testar as suas capacidades, aprender com os outros e contribuir através de ideias que ajudem a melhorar as condições de trabalho, além de promover o desenvolvimento social e económico em Moçambique e não só.
Para além da competição entre equipas, o evento serve também como uma grande oportunidade de intercâmbio académico e cultural, interração entre estudantes, mentores e líderes de diversas áreas, abrindo assim portas para novas colaborações e parcerias futuras.
O Hackathon AEMOTech é uma celebração do potencial criativo dos estudantes moçambicanos. Mostra como a inovação e o empreendedorismo podem ser essenciais para construir um futuro melhor e mais próspero.