
O inédito poesia “Em Vogais”, do poeta moçambicano Gibson João, é um dos vencedores da 17.ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto, atribuído anualmente pelo município de Ponte de Sor, em Portugal.
Com esta conquista, Gibson João leva para casa um valor pecuniário de mil euros (mais de 69 mil meticais). A sua obra será igualmente editada em Portugal e o autor terá direito a 50 exemplares da mesma. O município de Ponte de Sor também se reserva o direito de proceder a peças audio-visuais baseadas nos seus textos.
O Prémio Literário José Luís Peixoto é aberto a escritores lusófonos e foi criado para homenagear o escritor português homónimo, que é natural daquela autarquia. Visa incentivar a criatividade literária entre os jovens, bem como promover o gosto pela escrita, uma actividade essencial para o desenvolvimento intelectual.
Este é o segundo prémio conquistado por Gibson João, que é natural da província de Inhambane. Em 2023 partilhou com Óscar Fanheiro o Prémio Literário Fernando Leite Couto, atribuído pela fundação com o mesmo nome. Conquistou o galardão com “[Da casa]: o seu inclinado murmúrio”, o que lhe permitiu, além do dinheiro, participar numa residência literária de um mês na cidade de Óbidos, em Portugal, onde igualmente integrou o programa do Festival Literário Internacional de Óbidos, Folio 2023.
(Por MozaVibe)