Moçambique no festival Dance Africa em Nova Iorque

Foto: CNCD

A Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD) será a representante de Moçambique na 48.ª edição do Festival Dance Africa, que decorre de 14 a 27 de Maio, em Brooklyn, nos Estados Unidos. 

O convite, endereçado pelo Governo dos Estados Unidos através da Academia de Música de Brooklyn (BAM), reflecte a crescente cooperação cultural entre os dois países e constitui uma oportunidade de ouro para a CNCD exibir a riqueza e profundidade do património cultural moçambicano num dos palcos mais prestigiados do mundo.

“Esta é uma oportunidade ímpar para levarmos ao mundo a alma do nosso povo. A CNCD será embaixadora de 33 milhões de moçambicanos e levará consigo a nossa identidade, a nossa força e a nossa arte”, destacou a secretária de Estado das Artes e Cultura, Matilde Muocha, sublinhando o carácter simbólico da participação, que acontece no ano em que Moçambique celebra o cinquentenário da sua independência.

A companhia irá apresentar performances que celebram a diversidade cultural do país, com destaque para expressões tradicionais como mapiko, nyau, xigubo e tufo, valorizando a representatividade regional e a autenticidade das manifestações.

Composta por 20 elementos – entre bailarinos, músicos e técnicos – a delegação moçambicana levará ao festival muito mais do que dança e canto: levará histórias, ritmos e emoções que traduzem a essência de uma nação vibrante e resiliente. O evento será igualmente um espaço de intercâmbio artístico com outras companhias do continente africano e da diáspora.

(Por MozaVibe)