Clube de Leitura de Quelimane premiado em Lisboa

CLQ reconhecido pelas suas actividades de divulgação da leitura. Foto: CLQ

O CLUBE de Leitura de Quelimane (CLQ) é o vencedor da sexta edição do Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa, organizado em Lisboa pela Câmara do Comércio Portugal-Moçambique.

O galardão reconhece os esforços da agremiação na promoção do livro e da leitura, principalmente entre o público infanto-juvenil.

O prémio visa distinguir individualidades ou organizações que tenham contribuído de forma decisiva e com particular impacto na sociedade moçambicana. E o Clube de Leitura de Quelimane foi criado a 20 de Junho de 2021, com o objectivo de incentivar o gosto pela leitura e a massificação da circulação do livro nos mais diversos níveis de leitores.

As suas actividades incluem sessões públicas de leitura, festivais literários, conversas com escritores, oficinas de escrita criativa e a publicação de uma revista de artes e letras, proporcionando um espaço de divulgação para artistas de diversas áreas.

O projecto capacita dinamizadores de leitura ao nível das escolas primárias e secundárias, institutos e universidades, abrangendo assim dinamizadores de leitura e leitores por escola abrangida, sendo que os incentivadores de leitura e leitores podem ser alunos e professores de língua portuguesa ou interessados.

Através de troca e circulação de livros, o CLQ procurará incentivar o gosto pelo livro e pela leitura através de eventos de literatura, tais como feiras de livros; saraus culturais; declamações de poesia; sessões de conto; bibliotecas móveis; exposições de livros; conversas com escritores; conversas com leitores; conversas com alunos e estudantes; conversas sobre livros, entre outras actividades de cariz literário.

Na edição anterior do prémio, o clube ficou entre os finalistas, desta vez alcançou o primeiro lugar e com distinção recebeu 7500 euros (mais de meio milhão de meticais), após 18 dias de análise entre as agremiações concorrentes.

(Por MozaVibe)