Revolução digital na agricultura moçambicana

Foto: Freepik

Um projecto está a revolucionar o sector agrícola em Moçambique, através da introdução de tecnologias digitais no ensino e prática agrícola.

Chama-se “Escola na Machamba do Camponês” e irá fornecer, numa primeira fase, dispositivos móveis com aplicativos a três mil agricultores das províncias da Zambézia, Nampula e Manica. O objectivo é permitir o acesso a informações técnicas, monitoria climática, preços de mercado e serviços de apoio agrícola em tempo real.

Actualmente em fase-piloto, o projecto será implementado em 13 distritos e abrange 100 escolas agrícolas, promovendo a inclusão digital dos pequenos produtores.

Através da digitalização, pretende-se modernizar a cadeia produtiva, melhorar a tomada de decisões no campo e aumentar a produtividade agrícola. A iniciativa inclui funcionalidades como diagnósticos de problemas nas plantas, envio de imagens de produtos aos clientes e acesso remoto ao aconselhamento técnico.

A proposta é considerada uma verdadeira transformação no modo como os agricultores se relacionam com a terra e com o mercado, promovendo também a literacia digital e a inclusão financeira. Os agricultores passarão a ter maior autonomia para gerir as suas produções e uma ligação mais eficaz com técnicos agrícolas e compradores, reduzindo deslocações e perdas.

(Por MozaVibe)