Alerta de síndrome gripal em Moçambique: do que se trata afinal?

O MISAU emitiu um alerta sobre a ocorrência de síndrome gripal | Foto: Freepik

Moçambique está sob alerta devido uma onda de gripes para além do normal. Já andavam as informações a circular informalmente, mas o Ministério da Saúde lançou no princípio de Janeiro o alerta oficial para o redobrar da atenção e prevenção face à gripe sazonal que está a registar-se em grande escala no país.

De acordo com o Misau a taxa de positividade do vírus influenza, um dos causadores das infeções respiratórias agudas, tende a crescer desde finais de dezembro, tendo passado de 12% para 20% nas duas últimas semanas (refere-se à Janeiro). No entanto, apesar desta subida, o sistema nacional de saúde ainda não está subcarregado.

O Misau está a implementar um sistema de vigilância de síndrome gripal para monitorizar a tendência epidemiológica, a sazonalidade e a circulação de variantes dos vírus causadores.

Mas, afinal, o que será esta gripe e o que ela tem de diferente com uma gripe “normal”, quais são os sintomas e o tratamento. Fomos em busca dessas respostas e passamos, a seguir, o que descobrimos.

 

Sintomas

A gripe sazonal (gripe) é uma infecção respiratória aguda causada por vírus influenza. A gripe se espalha facilmente entre as pessoas quando elas tossem ou espirram.

Os sintomas da gripe começam em 1 a 4 dias após infecção, geralmente duram cerca de uma semana e os sintomas incluem: início repentino de febre; tosse (geralmente seca); dor de cabeça; dores musculares e articulares; mal-estar grave (sentir-se mal); dor de garganta, e; nariz escorrendo.

A maioria das pessoas se recupera da febre e de outros sintomas dentro de uma semana, sem necessidade de atenção médica. No entanto, a gripe pode causar doenças graves ou morte, especialmente em pessoas de alto risco.

A gripe pode piorar os sintomas de outras doenças crônicas. Em casos graves, a gripe pode causar pneumonia e sepse. Pessoas com outros problemas médicos ou que apresentem sintomas graves devem procurar atendimento médico.

 

Transmissão

A gripe sazonal espalha-se facilmente, com transmissão rápida em áreas lotadas, incluindo transportes públicos, mercados, escolas etc. Quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, gotículas contendo vírus (gotículas infecciosas) são dispersas no ar e podem infectar pessoas próximas. O vírus também pode ser transmitido por mãos contaminadas com vírus influenza.

De acordo com o alerta do Ministério da Saúde, em Moçambique, país de clima tropical, a gripe pode ocorrer durante todo o ano, causando surtos de forma mais irregular. Até onde se sabe e de acordo com a mesma fonte, este mês de Janeiro o número de infecções já está em níveis preocupantes, isto é, acima do normal.

 

Tratamento

A maioria das pessoas se recupera da gripe por conta própria. Pessoas com sintomas graves ou outras condições médicas devem procurar atendimento médico.

Pessoas com sintomas leves devem: ficar em casa para evitar infectar outras pessoas; descansar; beber grande quantidade de líquidos; tratar outros sintomas, como a febre e procurar atendimento médico se os sintomas piorarem.

Pessoas de alto risco ou com sintomas graves devem ser tratadas com medicamentos antivirais o mais rápido possível. Eles incluem pessoas grávidas, crianças menores de 59 meses de idade, idosos, pessoas convivendo com outras doenças crônicas.

 

 

Fonte: MISAU / OMS