O Camões – Centro Cultural Português em Maputo celebra o 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa com a exibição do documentário “No Semáforo”, dirigido pelo realizador e jornalista Miguel Bretiano.
O documentário conta a história de Nelson, um jovem que trabalha próximo a um semáforo em Maputo, vendendo produtos de automóvel, com o sonho de aprender a ler. Todas as semanas, uma professora se junta a ele e a outros como ele para ensiná-los, e é com esperança de dias melhores que Nelson não falha uma aula.
A exibição de “No Semáforo”, de 20 minutos, será seguida por uma conversa aberta ao público com Miguel Bretiano, a professora Catarina Sive e o aluno Nelson Ubisse, protagonistas do documentário, dedicado ao ensino da leitura em língua portuguesa. A moderação da conversa será feita pelo jornalista Elton Pila.
Miguel Bretiano, 51 anos, nascido em Moçambique, trabalha na TVI desde 1993 e, mais recentemente, na CNN Portugal, como repórter de imagem/jornalista. Com uma paixão pelo documentário.
"No Semáforo”é seu terceiro projeto na área. Moçambique sempre esteve no seu coração e este projecto é o primeiro de outros que espera realizar no país.