Uma instalação solar equivalente a 200 milhões de dólares será implementada em África com o objectivo de acelerar o uso de energias renováveis em todo o continente.
O projecto, denominado Africa Solar Facility (ASF), foi concebido para enfrentar as barreiras de financiamento no sector de energias renováveis, especialmente em áreas historicamente negligenciadas.
Esta instalação marcará um avanço significativo na expansão de soluções de energia solar distribuída em várias regiões africanas, alinhando-se com os objectivos de transição energética do continente.
A gestão e implementação deste fundo será responsabilidade do Africa50, uma plataforma pan-africana de investimento em infra-estruturas, que firmou uma parceria com a International Solar Alliance (ISA) para conduzir o projecto.
A experiência do Africa50 em desenvolvimento e financiamento de projectos será essencial para garantir o sucesso da iniciativa, como afirmou Alain Ebobissé, CEO do Africa50, destacando o papel da organização em apoiar os objectivos de transição energética em África.
O Africa Solar Facility (ASF) foi lançado pela ISA como a primeira iniciativa regional dentro do Mecanismo Solar Global da organização. O objectivo do ASF é atrair investimentos para projectos de energia solar distribuída, oferecendo soluções financeiras adaptadas às necessidades locais.
De acordo com Ajay Mathur, diretor-geral da ISA, apenas 3% do investimento global em energia solar chega a África, e a participação destinada às Energias Renováveis Descentralizadas (ERD) é ainda menor. O ASF visa aumentar a confiança dos investidores, promovendo a expansão dessas soluções em todo o continente.
(By Renaldo Manhice)