A ida das crianças pela primeira vez à Escola está rodeada de vários desafios.
Algumas crianças ficam bastante ansiosas para o primeiro dia de aulas e outras mostram mais dificuldade para aceitar a nova realidade. O certo é que não são apenas as crianças que precisam se adaptar a nova realidade, mas os pais ou encarregados de educação precisam de estar prontos para garantir que o processo seja mais fácil para ambos.
Existem vários cenários a volta desta nova fase da família. Existirá o certo? O meu filho estará seguro? Será que vai se adaptar com facilidade?
São muitos questionamentos, por isso, nesta edição fomos conversar com Especialista em Desenvolvimento e Educação de Infância, Youlsa Simango, que partilhou connosco dicas valiosas que podem facilitar o processo de adaptação das crianças recém inscritas no ensino primário e dos pais ou encarregados de educação.
Acompanhe a seguir.
Exponha a criança ao ambiente escolar antes do início das aulas
Esta acção pode ser feita nos seguintes moldes:
- Ir com a criança para visitar as potenciais escolas os encarregados tencionam a inscrever
- Comprar material escolar junto da criança
- Fazer a matrícula junto da criança
- Visitar a escola primária onde um irmão mais velho, primo ou amigo/a da criança frequente.
Fale sobre o funcionamento da Escola
Explicar a criança sobre o funcionamento da rotina escolar: chegada à escola, aulas, intervalo de asseio, intervalo de aulas e saída.
Dê a conhecer o trajecto até à Escola
Explicar a criança o trajecto a seguir até a escola e identificar um trajecto alternativo em caso de algum inconveniente no trajecto principal. Com isso, a criança vai se sentir mais segura e motivada a ir à escola.
Procure acompanhantes para levar a criança
Os encarregados devem identificar cuidadores para acompanharem os seus filhos até à escola ou podendo contratar serviços de transporte escolar seguros e fidedignos para conduzirem as crianças
Deixe a criança levar algum objecto importante
Como alternativa para reduzir a ansiedade e o medo que as crianças têm no primeiro dia de aulas, a criança pode levar um brinquedo que ela tenha preferência e afecto, pois o brinquedo servirá de figura de apego, o que estimulará o sentimento de pertença e com isso a criança terá menos ansiedade.
Mostre interesse pela rotina da criança
Ter conversas diárias de \"feedback\" com a criança, de modo que a criança possa fazer partilhas sobre o seu dia-a-dia escolar, sobre seus medos, conquistas e desafios, esta conversa deve ser feita de forma lúdica, através de jogos ou brinquedos.
Para Simango, o mais importante ainda, é que os pais e encarregados de educação optem por escolas que promovam a diversidade, isto quer dizer escolas que tenham crianças com necessidades educativas especiais, crianças de diferentes etnias e diferentes extractos sociais, isto permite com que a criança respeite e saiba lidar com as diferenças.