Delmar Maia Gonçalves: um moçambicano na diáspora

Foto: Delmar Gonçalves (em Quelimane)


Delmar Maia Gonçalves visitou recentemente a cidade de Quelimane. Foi o convidado especial de uma feira de livro organizada pelo município local. Não foi mais um simples participantes, foi homenageado como figura crucial para a internacionalização da literatura moçambicana.
Delmar Gonçalves é um moçambicano na diáspora. Reside em Portugal, onde preside o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD). Entretanto, nasceu em Quelimane a 5 de Julho de 1969.
Publicou mais de uma dezena de livros, entre os quais “Moçambique Novo o Enigma”, “Afrozambeziando Ninfas e Deusas”, “Mestiço de Corpo Inteiro” e “Entre dois rios com margens”. Já foi distinguido com o Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro em Poesia 1987 e Lusofonia 2017, bem como com os galardões literários África Today 2006; e Kanimambo 2008.
Como uma forma de dar um pontapé de saída da feira, pelo menos na componente de conversas, o homenageado proferirá amanhã, na Universidade Licungo, uma palestra intitulada “A poesia entre a utopia e a distopia”.

(Por Mozavibe)