Um dos maiores desafios do país é levar mulheres e raparigas à escola, bem como fazê-las compreenderem que a profissão não é definida por questões ligadas ao género.
É a pensar nisso que a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) criou em 2019 o projecto “Acesso de Raparigas e Mulheres nos cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM) na UEM”.
O mote da iniciativa é incentivar a participação feminina em diversas áreas científicas através de palestras e aulas preparatórias. De acordo com a UEM, desde o início, 434 raparigas participaram nas aulas preparatórias, resultando em 109 admitidas nos cursos CTEM, sendo 83 na UEM e 26 noutras instituições.
As admitidas à UEM, a maior e mais antiga universidade do país, frequenta(ra)m cursos oferecidos pelas faculdades de Arquitectura e Planeamento Físico, Agronomia e Engenharia Florestal e Ciências.
Ainda como fruto deste projecto, a UEM atribuiu esta semana, em parceria com a ExxonMobil Moçambique e Tsemba Life Coaching, 25 bolsas de estudo e computadores a novas alunas.
(Por MozaVibe)