Músicas e sons moçambicanos que voaram pelo mundo

\"\"Recentemente, um vídeo da LupitaNyong\'o, uma atriz quênio-mexicana, - a primeira atriz queniana e a primeira actriz mexicana a ganhar um Óscar - “agitou” a internet e roubou a atenção do público moçambicano. O motivo? A actriz revelou imagens da sua visita a Moçambique. 

Para muitos, foi uma grande surpresa ter uma das grandes actrizes de origem africana que tem conquistado o mundo com o seu talento a visitar Moçambique, mas para alguns a surpresa foi a música que ela usou como trilha para acompanhar o Vlog que partilhou com os seus milhões de seguidores, nas suas contas em redes sociais.

Em questão, está a música intitulada “Maboazuda” lançada há cerca de 14 anos, do conceituado músico e produtor, actualmente DJ, moçambicano, Ziqo da Silva, conhecido como um dos percursores e rei do estilo musical Pandza.

O que muitos não sabem é que não é a primeira vez que uma música moçambicana encanta o mundo e chega a níveis de verdadeiros ídolos mundiais. Por isso, decidimos trazer algumas músicas que talvez já tenha ouvido por aí e que são Made in Moz.

Vamos a isso?

 

“Nwahulwana”

A música do consagrado cantor e compositor Wazimbo passou a integrar a trilha sonora do filme do filme de Hollywood “A Jornada Além das Estrelas”.

Wazimbo, é uma das maiores vozes de Moçambique e um dos mais famosos cantores do estilo de música denominado marrabenta. Não espanta que as suas composições chamem a atenção dos mantes da música e tenham atraído a produção do filme hollywoodiano.

“Nwahulwana” foi lançada originalmente em 1998 e é uma música que expressa a essência da música moçambicana, misturando ritmos tradicionais com a voz marcante de Wazimbo. Nesta canção, ouvimos o autor preocupado com a “Maria”, que quando anoitece se dedica a “curtir”. Várias vezes, na composição, ele questiona quem vai querer se casar com ela se comportando daquela maneira.

O filme em questãoé uma produção de grande relevância na indústria cinematográfica, com um elenco e equipe de renome. A escolha de “Nwahulwana” para compor sua trilha sonora é uma prova de que a música não tem barreiras e que pode ser um grande instrumento para dar a conhecer Moçambique e a sua cultura.

 

“Cerâmica Negra” e “Xitchuketa Marrabenta”

Em 2016, os moçambicanos ficaram surpresos com a notícia de que duas composições do músico e activista social StewartSukuma foram selecionadas para a trilha sonora da série portuguesa “A Impostora”, transmitida pela cadeia de televisão TVI.

O músico recebeu o convite para participar com duas canções na banda sonora da série filmada entre Portugal e Moçambique, durante as filmagens da novela em Maputo em 2015.   Trata-se dos temas: “Cerâmica Negra” e “Xitchuketa Marrabenta”, sendo a primeira em parceria com o músico português LuísRepresas.

Na altura Para StewartSukuma afirmou que estas oportunidades são para aproveitar da melhor forma, com o objectivo de promover cada vez mais a música em particular, a cultura e o turismo em geral, já que grande parte desta novela foi filmada em Moçambique; entre Maputo e o arquipélago de Bazaruto.

Sukuma acrescentou, ainda, que ficou “surpreendido pela quantidade de vezes que as músicas tocam em cada capítulo, provavelmente porque Cerâmica Negra está ligada a uma das personagens mais controversas da novela, a Rita Cruz (Yara Manhiça) e a Xitchuketa Marrabenta toca sempre que se justifique a identidade moçambicana no contexto da história.

Músico mais premiado em Moçambique e grande impulsionador da Marrabenta, Sukuma é considerado o mais internacional e um dos mais dinâmicos músicos da actualidade moçambicana e um símbolo da cultura de Moçambique, comprometido com divulgação da música do seu país no mundo, convidado para importantes tournées em África, Europa, Ásia, Estados Unidos, América Latina e Caraíbas.

 

Partilhamos estes sons, mas certamente, podemos encontrar muitas mais músicas e artistas moçambicanos que tem viajado o mundo.

Está fora de Moçambique e existe uma música que é bastante tocada por aí? Partilhe com a Mozavibe e vamos espalhar a nossa Vibe com todos os nossos leitores.