Isac Moiane brilha em concerto na China: “foi muito bom”

Músico Isac Moiane actua no JZ Club, na China | Foto: DR

 

É caso para dizer que o músico moçambicano Isac Moiane começa 2024 com a “mão” direita. O baixista que lançou seu primeiro álbum em Março de 2023 e ao longo desse ano esmerou-se em concertos para promover esse trabalho de originais, actuou no Centro Cultural de Jazz em Shangai, no dia 07 de Janeiro.

Em cerca de duas horas de espectáculo, acompanhado por músicos locais de referência, o talentoso baixista deixou ficar a irreverência da sua música, mas as vivências culturais moçambicanas para o público da China e de outras partes do mundo que não quiseram perder a apresentação. “São bons apreciadores de música, tendo em conta que o JZ é um local conhecido”, disse Isac Moiane a Mozavibe.

O JZ Club é o ponto de chegada da maioria dos músicos de jazz em Shangai. Muitos músicos de jazz internacionais actuaram no espaço, incluindo Antonio Hart, Eddie Gomez, Chieli Minucci, Bugge Wesseltoft, Eric Legnini, Laura Fygi, Tina May. O moçambicano Isac Moiane, entra para essa lista, com a aprovação do público que viu satisfeitas as expectativas em receber um artista vindo do continente africano.

O concerto permitiu que o público viajasse na temática e a sonoridade inspirada nos ritmos africanos, mas com bastante influência do gospel e jazz contemporâneo.

De acordo com Isac Moiane, a apresentação na China, constituiu uma oportunidade para “especial a nível artístico”, mas também a exploração de novos espaços e rotas da indústria da música mundial. “Reagiram muito bem ao Isac Project. Vamos acreditar que voltarão a me chamar”, disse em jeito de balanço o músico.

Isac Moiane, fez em 2023, uma série de concertos em Maputo, recolhendo aplausos nos vários espaços culturais de referência, com intuito de promover o seu álbum “Isac Project”.