A ESCRITORA sul-coreana Han Kang foi laureada com o Prémio Nobel da Literatura de 2024, anunciou ontem, em Estocolmo, a Academia Sueca.
Han Kang é a 18.ª mulher a receber o Nobel da Literatura. Sucede ao norueguês Jon Fosse, que venceu no ano passado.
A autora estudou literatura coreana na Universidade Yonsei, em Seul, antes de trabalhar durante três anos como jornalista em revistas como Publishing Journal e Samtoh.
A sua carreira literária teve início com a publicação de cinco de seus poemas, incluindo “Inverno em Seul”, numa edição da revista Munhak-gwa-sahoe em 1993. Como romancista iniciou-se em 1994, quando ganhou o Concurso Literário da Primavera de Seoul Shinmun, com o relato “A Âncora Escarlate”.
Em 1995 publicou seu primeiro livro de contos intitulado “Yeosu”. Em 1998, participou do Programa Internacional de Escrita da Universidade de Iowa por três meses, com o suporte do Conselho de Artes da Coreia.
Tornou-se mundialmente conhecida após a publicação do seu romance “A vegetariana” em 2007, pelo qual, após a sua tradução ao inglês, conquistou o Man Booker Prize (Prémio Booker) em 2016.
Actualmente, Han Kang ensina escrita criativa no Universidade de Seul,[5] e escreve contos e novelas, além de realizar trabalhos de artes visuais.
O Nobel da Literatura é entregue desde 1901, ano em que a distinção foi atribuída ao poeta francês Sully Prudhomme. De acordo com Alfred Nobel, que criou o galardão, este deve ser entregue a um autor de qualquer nacionalidade que tenha “produzido o mais extraordinário trabalho de forma idealista” no campo da literatura.
O prémio já foi entregue a 121 pessoas, das quais 103 homens e 18 mulheres. Tem um valor monetário de 11 milhões de coroas suecas, perto de 950 mil euros.
(Por MozaVibe)