Fany M`Pfumo em letras e partituras musicais

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Moçambique dispõe do primeiro livro de partitura e letras. Trata-se do Songbook dedicado a extensa obra de um dos maiores precursores da música popular moçambicana: FanyMpfumo, o Rei da Marrabenta.

A obra foi produzida pelo agrupamento TP50 em parceria com a Musicarquivo – departamento da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, e está integrada na Colecção “Tempo dos Tocadores”.Ao percorrer o Songbook o leitor poderá observar quão as letras e melodias de FanyMpfumo eram belas e simples.

Fomos conversar com Joyce de Cármen Ricardo e Raquel Albino Machachula responsáveis pela Transcrição das Letras e partituras do SongbookFanyMpfumoque contaram-nos o processo por detrás deste songbook e sobre o futuro.

 

Confira a entrevista.

 

M: Quando surgiu a ideia desta publicação?

A obra foi produzida pelo agrupamento TP50 em parceria com a Musicarquivo – departamento da Escola De Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, e esta integrada na Coleção Tempo dos Tocadores. Com a coleção, pretende-se promover, não tãosó o registo das letras e partituras musicais dos autores nacionais, mas também, proporcionar uma oportunidade aos estudantes, músicos profissionais e amadores, um instrumento que permita e estimule a este grupo a tocar Musica Moçambicana. Não Obstante, o Songbooké um livro Bilingue (Português e Inglês) possibilitando uma variedade de Públicos, no estrangeiro sobretudo, a interpretar as obras de FanyMpfumo.

Esta obra apresenta na primeira parte o Historial da Vida e Obra de FanyMpfumo e depois na segunda parte tida como a “cereja no topo do Bolo” as Transcrições Musicais contendo as letras e Partituras Musicais, transcritas por Joyce de Cármen Ricardo, Raquel Albino Machachula, hoje licenciadas e professoras de Músicae pelo MestreTimóteo Cucheresponsável pela supervisão das transcrições,ainda pertencentes na altura, ao ProjectoMusicarquivo.

Ao percorrer o Songbook o leitor poderá observar quão as letras e melodias de FanyMpfumo eram tão belas quanto simples. FanyMpfumo, o cantor mais conhecido, mais amado, lendário e reverenciado de Moçambique e de sempre na nossa arena musical.

 

M: Por que um Songbook? Quais são as necessidades musicais que pretendem suprir com a publicação do Songbook?

Songbook para que tenhamos um registro da música moçambicana em um Sistema de Notação Musical (pauta/pentagrama). O nosso objectivo surgiu a partir da observância de escassez de músicas nacionais transcritas para partitura, o que coloca a nossa música num lugar de pouca valorização em relação as músicas na diáspora, pois uns grupos significativos da cultura africana já contem as músicas registadas em pautas musicais. Esse registro, também serve para a documentação e conservação da música moçambicana de modo que ela não perca sua identidade com o passar do tempo e as novas gerações tenham a música arquivada de forma fiel.

 

M: Falem-nos do processo de ideação ate a publicação do Songbook?

Tudo começou com um repositório de música moçambicana em que o público pudesse ter acesso as pautas musicais através de uma plataforma, depois de meses de trabalho… anos depois, veio a ideia de fazer-se algo mais além, passar da Plataforma digital para um Livro Físico. Onde surgiu a Parceria com o agrupamento TP50, a Kurula e oMusicarquivo- departamento da Escola De Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane.

 

M: Este Songbook, decerto, tem influência na área educacional da Música. Que Papel o Songbook pode desempenhar na Educação musical e na Cultura no país e no mundo?

De certeza ele tem uma grande influencia no meio Académico, Cultural e Social, visto que são registros das nossas músicas, músicamoçambicana, que para além de chamar atenção e motivar a escrita e leitura musical aos entendedores dessa linguagem, desperta a curiosidade e desafia ao público em geral interessada, a aprender a ler e a tocar, de modo a perceber essa linguagem musical super incrível.

 

M: Acreditam que a vossa formação musical teria sido diferente se este Songbook tivesse surgido em seus anos como estudantes de música?

Sem dúvida teria ajudado muito a nós, na altura estudantes e bem como aos estudantes de hoje, porque ainda não é o fim deste grande trabalho, não é o meio, mas sim uma entrada do que ainda precisa-se ser feito nesta área da música – o mundo da Transcrição Musical.

 

M: Digam-nos, o que vem depois? O “volume 2”?

O que se pretende é que tenhamos uma grande equipe trabalhando nessa área musical, para que esta luta seja contínua e o trabalho seja de qualidade e acessível. A transcrição musical não é algo fácil de se fazer, tendo em conta o ditado “quem conta um conto sempre acrescenta um ponto ”… e o processo de transcrever músicanão foge a regra, a quando do processo de audição das músicas, devendo ter em conta os seguintes aspectos: o Ritmo, a Melodia (as notas musicais), o Tempo, as Batidas de tempo por segundo, Tonalidade, etc.

Mas,se este trabalho for feito por uma grande equipe poderá ser mais acessível, mais fácil de ouvir a ideia de cada um, para que possamos chegar ao mais próximo possível do original (música transcrita). E, sim a ideia é ter o volume dois, três, … de outros músicos que foram e são ícones na nossa cultura musical, vindos de outros projetos culturais para o bem da cultura moçambicana.

 

Entrevista concedida por Joyce de Cármen Ricardo e Raquel Albino Machachula (responsáveis pela Transcrição das Letras e partituras do SongbookFanyMpfumo na supervisão do Mestre Timóteo Cuche).