Adriano Nuvunga entre os 100 líderes icónicos de África

Prof. Adriano Nuvunga, reconhecido enquanto activista pelos direitos humanos | Foto: Perfil Adriano Nuvunga facebook

 

“Guerreiro infatigável contra a corrupção”, foram as palavras usadas para descrever o académico e activista de Direitos Humanos moçambicano Adriano Nuvunga que está na lista de 100 líderes icônicos em toda a África de 2023.

Nuvunga entra lista como uma das figuras cuja história inspira o continente a cultivar liderança enraizada em serviço, inovação e busca inabalável por um futuro melhor para todos.

Compilada pela revista The New Africa, a lista inclui líderes políticos, empresários, activistas e outros profissionais das mais variadas áreas que “transcenderam fronteiras e redefiniram o curso da história”, moldando o continente africano por meio de seus compromissos inabaláveis com o progresso e a unidade.

Segundo escreve a revista, Adriano Nuvunga é um “incansável lutador contra a corrupção em Moçambique.” Nuvunga é uma das figuras que nos últimos anos tem se dedicado inteiramente na defesa dos direitos humanos em todas as dimensões e na denúncia e combate contra a corrupção em todas as escalas, lê-se na publicação.

Entre as 100 figuras mais influentes de África em 2023, constam ainda o músico Akon, o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, o bilionário nigeriano, Aliko Dangote, entre outras figuras de proa ao nível do continente africano.

Doutor em Estudos de Desenvolvimento pelo Instituto Internacional de Estudos Socias da Universidade Erasmus de Roterdão, na Holanda, Nuvunga é um académico e proeminente activista de Direitos Humanos em Moçambique e África. Com um extenso e reconhecido trabalho na liderança de vários programas de desenvolvimento, com foco no Estado de Direito Democrático, ele também ganha notoriedade como um incansável defensor dos Direitos Humanos. Actualmente, lidera o Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD) e preside a Rede Moçambicana de Defensores dos Direitos Humanos (RMDDH), a nível nacional, e a Rede de Defensores dos Direitos Humanos da África Austral (SAHRDN), a nível da região.

Recorde-se que, em 2022 a revista New African reconheceu Adriano Nuvunga como um dos 100 africanos mais influentes.

Descubra mais sobre os 100 líderes icónicos de África em 2023: https://www.thenewafricamag.com/the-new-africa-100-iconic-african-leaders-2023/