MUSIARTE: Dez anos de “música e sustentabilidade”

Uma nova geração de jovens músicos frutos da MUSIARTE | Foto: Mariano Silva

A Sé Catedral de Maputo foi palco de dois concertos, nos dias 2 e 3 de Novembro em celebração dos 10 anos da MUSIARTE e da XXIII Semana da Língua Italiana no Mundo, apresentados pelas embaixadas da Itália e o Conservatório Agostino Steffani – Castelfranco, Veneto.

No primeiro dia, o evento teve como tema “Música e Sustentabilidade”’, com a participação de uma nova geração de jovens músicos frutos da MUSIARTE, professores, entre outros convidados.

Foram interpretados compositores como Ludwig Beethoven, Niccolò Paganini, Pyotr Tchaikovsky, Sergei Rachmaninoff, Robert Schumann, Pablo Sarasate, Frédéric Chopin, Jules Massenet, Damiano Lazzaron, Gioachino Rossini, Negros Spiritual, Friedrich Kuhlau, Muzio Clementi e canções tradicionais africanas.

No segundo dia foi apresentada a obra integral de Gioachino Rossini; “La petite Messe Solennelle”, interpretada por Stella Mendonça, soprano; Sónia Mocumbi, alto; Timóteo Júnior, tenor; Otto Maidi, baixo e o Ensemble VOCALIS, (Coro residente da MUSIARTE); Geoffrey Gallagher, piano; Jéssica Urte, órgão sob a direcção de Daminano Lazzaron.

 

MUSIARTE celebra 10 anos em concerto na Sé Catedral | Foto: Mariano Silva

 

Em mensagem, a Fundação MusiArte – Conservatório de Música e Arte Dramática, fala de “foco no impacto e sustentabilidade” e realça a sua missão de "Educar e qualificar pessoas na área da música para serem cidadãos, críticos, criativos, responsáveis e capazes de actuar na transformação da sociedade”.

“Queremos expandir e reafirmar o nosso compromisso em trabalhamos inabaláveis, na educação musical de qualidade, promovendo a inclusão social de jovens e crianças em Moçambique, deixando uma marca indelével na área cultural e do ensino musical.

Com paixão e determinação, as nossas histórias de impacto dos nossos triunfos e alegrias, bem como das muitas lições que aprendemos ao enfrentar as adversidades no domínio da educação musical só foram possíveis com a presença constante dos alunos, pais, educadores, professores, colaboradores e parceiros comprometidos.”

A MUSIARTE fala, na mensagem, de vidas impactadas com os seus projectos, “através da empregabilidade, formação e vivência cultural”.

 

MUSIARTE foi fundado por Sónia Mocumbi e Stella Mendonça | Foto: Mariano Silva

Fundada em 2013, pelas cantoras líricas moçambicanas Stella Mendonça e Sónia Mocumbi, o Conservatório de Música e Arte Dramática MUSIARTE, único no seu género em Moçambique, tornou-se referência na área da educação musical. Numa primeira fase a MUSIARTE integrou-se nas actividades da SONÇA internacional uma ONG de empreendimento social sem fins lucrativos. Em 2021 transformou-se numa Fundação sem fins lucrativos dedicada ao ensino vocacional na área da Música com inclusão social. Esta caminhada, foi e é possível com a colaboração dos encarregados de educação, alunos, professores, parceiros e amigos que se juntaram a nossa causa cultural.

 

Por Mozavibe