Mariano Silva "expõe a dança" no Franco Moçambicano

 

 

Dança comigo?, exposição fotógrafo Mariano Silva no CCFM | Fotografias: Mariano Silva

 

Mariano Silva deve ser dos fotógrafos que mais acompanha a cena cultural moçambicana, sobretudo de em Maputo. Ao apresentar a exposição "Danças comigo?" que está patente desde 07 de Novembro até 09 de Dezembro, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, o fotógrafo português, que vive e trabalha em Maputo há 10 anos, liga-nos ao mundo dos palcos como verdadeiros actores do drama.

Mais do que mostrar a imagem, Mariano Silva convoca o espectador para a acção, para dentro da cena e viver a experiência do especáculo. As fotografias captam a emoção, o dilema vivido pelos protagonistas, isto é, são uma arte dentro de uma obra de arte.

“Mariano Silva tem uma paixão especial pela dança contemporânea e tem documentado as principais figuras da dança em Moçambique”. Ele que desde 2008 já se aventura em fixar momentos através da fotografia, tendo celado essa paixão em Moçambique, em 2016. Um destino que, pelos resultados que nos apresenta na sua exposição, era inevitável e o público só tem a ganhar.

Mariano Silva nasceu em Elvas, Portugal, a 5 de Abril de 1976, com uma licenciatura em Engenharia Civil na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – Portugal.

Aconteça o que acontecer, “Danças Comigo?” é uma pergunta/convite que todos têm de responder positivamente, subir ao palco da performance, dar asas à imaginação e deixar-se mover no embalo da lente do fotógrafo da dança, Mariano Silva. 

 

Veja algumas fotografias