Festival de Arte Urbana: um novo roteiro cultural em Maputo

As paredes dos bairros periféricos de Maputo transformadas em telas | Foto: Maputo Street Art

 

Chama-se Festival de Arte Urbana é organizado pelo movimento Maputo Street Art, o novo evento que entra no mapa de já agitada vida cultural da capital moçambicana. Assim, de 29 de Novembro a 03 de Dezembro, e com o tema “re-criando narrativas”, um roteiro feito de espaços, entre outros, na periferia da cidade: Unidade 7, Maxaquene, Mafalala, Chamanculo. Esses bairros, já entraram no roteiro turístico de Maputo, com visitas guiadas organizadas semanalmente, colocando os visitantes a apreciar as paredes, quer sejam de madeira e zinco ou de blocos de cimento, transformadas em autênticas telas, com obras de arte de grande expressividade, cor e narrativas de personagens e vivências desses locais. 

Visto assim, o Festival de Arte Urbana seria a grande celebração desse movimento que transformou esses bairros, de lugar de pobreza, assiados à marginalidade, para um outro sentido de vida em comunidade, contacto com o quotidiano de grande parte da população da cidade. O evento é realizado para “amplificar o impacto da Arte de Rua de Maputo”, com envolvimento de artistas de Moçambique e convidados estrangeiros. As actividades em cujo programa está por ser divulgado, incluem pintura de mural, oficinas de desenvolvimento juvenil, concertos, debates facilitados, teatro comunitário, poesia, dança, exibição de filmes, marionetas gigantes, gastronomia, desfiles de moda, entre outras.

 

Uma nova forma de fazer turismo, conhecendo outras realidades da capital | Foto: Maputo Street Art

 

“Nosso objectivo é reunir artistas e comunidades para recriar narrativas dos bairros, promover a expressão artística, capacitar os jovens, criar fóruns abertos para discussão artística, ensinar habilidades técnicas e, em última análise, invocar o desenvolvimento comunitário”, afirma em nota, o organizador do festival, o também artista visual, António Ivan Muhambe.

Este Festival terá lugar em vários locais de Maputo, incluindo Unidade 7, Maxaquene, Mafalala, Chamanculo, Baixa, e Centro de Cidade.

A Maputo Street Art, uma organização não governamental registada em Maputo, Moçambique, foi fundada por artistas engajados em 2012. Desde a sua criação, um colectivo de artistas dedicado e interdisciplinar tem trabalhado incansavelmente para trazer arte pública, sob a forma de murais, fotografia, tela -impressão, música, teatro, poesia e outros meios de arte, para comunidades em todo Moçambique.

A organização aponta como sua missão, levar programas de arte e desenvolvimento comunitário a bairros com poucos recursos, promover a expressão artística, facilitar a preservação cultural, catalisar o empoderamento de gênero e dos jovens e promover o desenvolvimento comunitário.

Até o momento, indica, as actividades do Maputo Street Art alcançaram mais de 15 bairros e envolveram mais de dois mil jovens.

 

Com o festival de arte urbana, o público pode compreender melhor o conceito do Maputo Street Art