Nobel da Química para três investigadores

Photo: Publicity

O Prêmio Nobel da Química 2024 foi esta quarta-feira atribuído aos pesquisadores David Baker, Demis Hassabis e John Jumper, pelo trabalho na previsão da estrutura das proteínas através da computação.
Em comunicado, o Comité do Nobel explica que o prémio é atribuído às descobertas na área das proteínas, em que David Baker “conseguiu a proeza quase impossível de construir tipos de proteínas totalmente novas”. Já Demis Hassabis e John Jumper desenvolveram um modelo de Inteligência Artificial que consegue “prever as estruturas complexas das proteínas”. Para o Comité que atribui a distinção, “estas descobertas encerram um enorme potencial”.
O grupo de investigação de David Baker tem produzido vários tipos de proteínas, incluindo algumas “que podem ser utilizadas como produtos farmacêuticos, vacinas, nanomateriais e sensores minúsculos”. Com o modelo de IA de Hassabis e John Jumper, os “investigadores podem agora compreender melhor a resistência às antibióticos e criar imagens de enzimas que podem decompor o plástico”.

E DE FÍSICA PARA DOIS
Por outro lado, o norte-americano John Hopfield e o britânico-canadiano Geoffrey Hinton ganharam o Prémio Nobel da Física de 2024 pelas descobertas que lhes permitiram a aprendizagem automática com redes neurais artificiais.
Hans Ellegren, secretário-geral da Academia Real das Ciências da Suécia, anunciou o prémio na terça-feira, em Estocolmo.

(Por MozaVibe/Euronews)